sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mourinho - O Especial

José Mourinho é o português do momento.
Aos 47 anos torna-se no 1º treinador a receber uma Bola de Ouro.
Mourinho, filho do ex-guarda-redes Félix Mourinho, tentou mas nunca conseguiu seguir uma carreira futebolística como o seu pai, mas como treinador alcançou em pouco tempo aquilo que a maior parte ou talvez ninguém conseguirá na vida toda.
Mourinho começou como preparador físico no Estrela da Amadora e de seguida mudou-se para o Vitória de Setúbal como treinador adjunto. Depois surgiu um convite para ingressar no Sporting para trabalhar com Bobby Robson, Mourinho aceitou e rapidamente ganhou a alcunha de Tradutor. Só que Mourinho era muito mais que um tradutor, e depressa se tornou no braço direito do treinador Bobby Robson, que o levaria consigo para o FC Porto e mais tarde para o Barcelona.
Bobby Robson sai do Barça mas Mourinho fica, com um enorme conhecimento já adquirido sobre o futebol espanhol, torna-se importantíssimo para o novo treinador do Barcelona, Louis Van Gaal, tornando-se seu adjunto.
Com um vasto conhecimento adquirido com Bobby Robson e Louis Van Gaal, dois dos melhores treinadores do mundo, José Mourinho está agora preparado para se lançar como treinador principal.
Surge então a oportunidade para treinar o Benfica e José Mourinho aceita, quando José está a ganhar a confiança dos jogadores e dos adeptos, depois duma vitória sobre o rival Sporting por 3-0, há eleições no clube, muda o presidente e Mourinho sai, porque não era o treinador que o novo presidente Manuel Vilarinho queria, mal sabia ele o que estava a desperdiçar.
José Mourinho iria treinar a União de Leiria, e como fez um bom trabalho, surge o convite do FC Porto, aceite pelo técnico. Na 1ª época Mourinho ficou em 3ª lugar, mas prometeu que na próxima iria ser campeão, dito e feito. Na época seguinte volta a ser campeão, vence a Taça de Portugal, mas mais que isso, ganha a Taça UEFA.
A partir daí, o técnico desperta o interesse de diversos clubes europeus, só que não sai, e na época seguinte vence novamente o campeonato nacional e para delírio de todos os portistas, vence a Liga dos Campeões.
O FC Porto apesar de muito tentar não consegue segurar mais Mourinho, o técnico muda-se para o Chelsea.
Mas não vai sozinho, leva portugueses consigo. Logo na estreia José vence a liga inglesa, feito que o Chelsea já não conseguia à 50 anos.
Mourinho torna-se um ídolo para os londrinos, dão-lhe a alcunha de "Special One".
Mourinho tinha os seus jogadores rendidos a seus pés, olhavam para ele como se fosse um pai.
No ano seguinte volta a repetir o feito, mas não consegue vencer a Liga dos Campeões.
Mourinho percorria o mundo, a imprensa desportiva adorava Mourinho, apesar de ele ter uma relação muito especial com os jornalistas, quase como amor-ódio, muitas vezes chamado de arrogante e acusado de ter um comportamento narcisista, mas com o passar do tempo, à medida que foram conhecendo melhor o técnico, aperceberam-se que tudo isto era para proteger os seus jogadores e tirar toda a atenção e pressão de cima deles.
Para desgosto de muitos José Mourinho chega a acordo com o clube para a rescisão do contrato e ruma a Itália, para treinar o Inter de Milão.
Os seus jogadores choram a sua partida, Terry, Drogba e Lampard, os mais influentes do plantel tentam tudo para que o português não saia, mas não havia nada a fazer. Os jogadores choram como bebés quando sabem que Mourinho vai sair.
Mourinho chega ao Inter, mas novamente não vai sozinho, portugueses acompanham sempre o técnico, Rui Faria, Silvino e Villas Boas. O português ainda teria Figo e Quaresma como seus jogadores.
Mourinho em dois anos em Itália vence duas vezes a Liga e ganha a Liga dos Campeões. Torna-se então o 1º treinador do mundo a fazer o pleno por duas vezes, ganhar o campeonato, a taça e uma competição europeia. Agora era chamado de "Il Speciale".
A saída de Mourinho era inevitável, Mourinho queria outros desafios, já tinha ganho tudo em Itália e como sempre disse que queria voltar a Espanha, assim foi, Mourinho é apresentado como treinador do Real Madrid.
Novamente os jogadores choraram a sua perda, há uma imagem que correu o mundo, Mourinho e Materazzi abraçados a chorar que nem bebés.
Mourinho consegue cativar os seus jogadores duma forma incrível, e isso está na base do seu sucesso.
O técnico português assume o comando técnico dos galácticos, sabe que não terá tarefa fácil, mas todos nós sabemos que o que parece difícil, rapidamente se torna fácil para o Melhor do Mundo.
Mourinho leva consigo a sua armada portuguesa, e para além da equipa técnica, leva também Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo. Depressa Mourinho conquista os espanhóis e já é chamado de "El Especial".

José Mourinho disponibilizou-se para treinar a selecção nacional sem receber um tostão, só por amor à Pátria.
José Mourinho em todas as equipas que treinou trabalhou sempre com portugueses.
 E foi em português que Mourinho discursou quando recebeu a Bola de Ouro para Melhor Treinador do Mundo em 2010.
José Mourinho orgulha-se de ser português e di-lo para todo o mundo ouvir, nós também nos orgulhamos de                            JOSÉ MOURINHO - BOLA DE OURO 2010 - O ESPECIAL.

2 comentários:

  1. Um percurso admirável, um português de grande referência, certamente ainda nos vai mostrar muito e ganhar muito. Parabéns ao Mourinho.

    ResponderEliminar
  2. Conheço pouco o futebol europeu. Mas vim. E estou seguindo seu blog, garoto. quem sabe eu aprenda mais?
    Passe por lá. Grande abraço!

    ResponderEliminar