quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Superliga - Paragem de Natal

O FC Porto é o campeão de inverno, em 14 jogos disputados, não perdeu qualquer jogo e apenas cedeu dois empates, nas deslocações a Guimarães e ao Sporting. Os azuis e brancos chegam assim a esta fase com 38 pontos, mais 5 que o Benfica e 13 que o Sporting, 2º e 3º classificados respectivamente.
O FC Porto está em 1º lugar com todo o mérito, uma vez que tem sido a equipa mais regular. A chegada de André Vilas Boas ao Dragão para além de novos métodos de trabalho, trouxe acima de tudo um novo ânimo aos jogadores. Nota-se que a equipa está muito motivada e todos os jogadores querem mostrar ao técnico que podem ser úteis. Moutinho tem estado em grande destaque no meio campo dos dragões, foi sem dúvida a melhor contratação deste campeonato. Hulk regressado após castigo tem feito toda a diferença e está em grande forma, assumindo-se como principal goleador do campeonato, um autêntico quebra cabeças para as equipas adversárias.
O Benfica entrou mal e cedeu muitos pontos no início do campeonato, e tem sido difícil recuperar os pontos perdidos, apesar de claras melhorias no futebol dos encarnados. A equipa da Luz ainda não conseguiu alcançar os níveis da época passada, as saídas de Di Maria e Ramires nunca foram colmatadas, David Luiz tem sido uma sombra do que foi na época passada, Cardozo esteve lesionado e não tem marcado tanto quanto se esperava, Saviola também está longe do seu melhor, e Roberto apesar de agora transmitir confiança, no inicio foi uma desgraça, e o Benfica perdeu pontos por sua culpa. Tudo isto explica o que se passa no clube da Luz.
O Sporting, á imagem da época passada, tem vindo a fazer uma má época, arredados do título, resta aos Leões lutar por um lugar na Liga dos Campeões. Não tem sido fácil a vida de Paulo Sérgio, o Sporting tem apresentado um futebol muito irregular, capaz de golear e de perder pontos com equipas teoricamente muito inferiores. Hélder Postiga, André Santos e João Pereira mostram-se como os mais inconformados, mas têm sido insuficientes para contrariar a tendência do Sporting nas ùltimas épocas.
União de Leiria, Nacional da Madeira e Vitória de Guimarães  lutam por um lugar na Liga Europa. Quem não está tão bem como na época passada, é o Sporting de Braga, que talvez esteja a acusar o desgaste da participação na Liga dos Campeões. Mesmo assim o Braga está na luta por um lugar na Liga Europa.
A meio da tabela está a equipa do recém promovido Beira-mar, a fazer uma época tranquila, já com muitos pontos amealhados para alcançar o principal objectivo, a manutenção.
Académica de Coimbra, Marítimo, Olhanense, Paços de Ferreira, Rio Ave e Vitória de Setúbal, vão fugindo aos lugares de despromoção, que parecem não escapar a Portimonense e Naval.
Ainda há muito campeonato para jogar e certamente nada está decidido.

2 comentários:

  1. o porto vai deixar os lampioes a 20 pontos de distancia

    ResponderEliminar
  2. os tripeiros que tenham calma que o benfica ainda vai ser campeão

    ResponderEliminar